Por Lucianna Cabral, Abril/2021.
Antes de respondermos o motivo do IGP-M estar nas alturas, vamos entender a composição do IGP-M.
O IGP-M é um índice de inflação coletado e calculado pela FGV. Ele reflete a evolução de preços de atividades produtivas da indústria e do agropecuário nas transações comerciais em nível do produtor, os bens e serviços para o consumidor final e pela indústria de construção civil, na seguinte proporção:
60% - IPA-M
30% - IPC-BR
10% - INCC-M
IPA-M
O índice de Preços ao Produtor Amplo – Mercado é um indicador que mede as variações médias dos preços recebidos pelos produtores domésticos na venda de seus produtos relativos aos setores agropecuário e industrial, além das Contas Nacionais, divulgados pelo IBGE.
O IPA-M possui duas diferentes estruturas de classificação de seus itens de componentes:
Origem: Produtos Agropecuários e Industriais;
Estágios de processamento: Bens Finais, Bens Intermediários e Matérias Primas Brutas.
O preço das commodities levam em conta o preço internacional, com relação direta à variação cambial. Podemos destacar: Arroz, Milho, Trigo, Algodão, Cana-de-açúcar, Soja, Minério de Ferro, Minério de alumínio, Minério de cobre, Celulose, Petróleo e Metalurgia.
IPC - BR
O índice de preços ao Consumidor Brasil mede as variações intertemporais de um conjunto fixo de bens e serviços de despesas habituais de famílias com nível de renda entre 1 e 33 salários mínimos mensais. São eles: Alimentação, Habitação, Vestuário, Saúde e Cuidados Pessoais, Educação, leitura e Recreação, Transportes, Despesas Diversas e Comunicação.
INCC – M
O índice Nacional de Custos da Construção é um indicador econômico que mede a evolução de custos de construção habitacional. Integram a este índice: Materiais, equipamentos e serviços, Mão-de-Obra, Estrutura, Instalações, Acabamento; obtidos diretamente de fabricantes, atacadistas, construtoras e prestadores de serviços. Vale destacar que o preço do frete também é incluindo no índice.
POR QUE O IGP-M ESTÁ NAS ALTURAS?
Com a expressiva valorização do Dólar frente ao Real, encareceu os preços das commodities, afetando diretamente a cesta de produtos composta no IPA-M. Dado que este índice corresponde a 60% do IGP-M, faz com que eleve o índice como um todo. No momento em que o câmbio estiver menos pressionado, poderemos observar uma desaceleração no IPA, refletindo no IGP-M.
REFERÊNCIAS:
https://portalibre.fgv.br/sites/default/files/2020-03/metodologia-igp-m-jul-2019.pdf
Comments