top of page
Buscar
  • Foto do escritorLucianna Cabral

Por que o IGP-M está nas alturas?

Atualizado: 5 de abr. de 2021

Por Lucianna Cabral, Abril/2021.



Antes de respondermos o motivo do IGP-M estar nas alturas, vamos entender a composição do IGP-M.


O IGP-M é um índice de inflação coletado e calculado pela FGV. Ele reflete a evolução de preços de atividades produtivas da indústria e do agropecuário nas transações comerciais em nível do produtor, os bens e serviços para o consumidor final e pela indústria de construção civil, na seguinte proporção:

60% - IPA-M

30% - IPC-BR

10% - INCC-M


IPA-M

O índice de Preços ao Produtor Amplo – Mercado é um indicador que mede as variações médias dos preços recebidos pelos produtores domésticos na venda de seus produtos relativos aos setores agropecuário e industrial, além das Contas Nacionais, divulgados pelo IBGE.

O IPA-M possui duas diferentes estruturas de classificação de seus itens de componentes:

Origem: Produtos Agropecuários e Industriais;

Estágios de processamento: Bens Finais, Bens Intermediários e Matérias Primas Brutas.

O preço das commodities levam em conta o preço internacional, com relação direta à variação cambial. Podemos destacar: Arroz, Milho, Trigo, Algodão, Cana-de-açúcar, Soja, Minério de Ferro, Minério de alumínio, Minério de cobre, Celulose, Petróleo e Metalurgia.


IPC - BR

O índice de preços ao Consumidor Brasil mede as variações intertemporais de um conjunto fixo de bens e serviços de despesas habituais de famílias com nível de renda entre 1 e 33 salários mínimos mensais. São eles: Alimentação, Habitação, Vestuário, Saúde e Cuidados Pessoais, Educação, leitura e Recreação, Transportes, Despesas Diversas e Comunicação.


INCC – M

O índice Nacional de Custos da Construção é um indicador econômico que mede a evolução de custos de construção habitacional. Integram a este índice: Materiais, equipamentos e serviços, Mão-de-Obra, Estrutura, Instalações, Acabamento; obtidos diretamente de fabricantes, atacadistas, construtoras e prestadores de serviços. Vale destacar que o preço do frete também é incluindo no índice.


POR QUE O IGP-M ESTÁ NAS ALTURAS?


Com a expressiva valorização do Dólar frente ao Real, encareceu os preços das commodities, afetando diretamente a cesta de produtos composta no IPA-M. Dado que este índice corresponde a 60% do IGP-M, faz com que eleve o índice como um todo. No momento em que o câmbio estiver menos pressionado, poderemos observar uma desaceleração no IPA, refletindo no IGP-M.


REFERÊNCIAS:

https://portalibre.fgv.br/sites/default/files/2020-03/metodologia-igp-m-jul-2019.pdf




82 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page